Desde 1977, o dia 18 de maio, é celebrado como Dia Internacional dos Museus, e assinala a criação do Comité Internacional de Museus, salientando a importância cultural, social e arquitetónica dos museus.
Este ano, as comemorações deste dia destacam o caráter inclusivo dos museus, como importantes meios de intercâmbio cultural, enriquecimento de culturas e desenvolvimento de entendimento mútuo, cooperação e paz entre os povos. Com o tema “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”, o Dia Internacional dos Museus 2020 tem como objetivo tornar-se um ponto de encontro para celebrar a diversidade de perspetivas que compõem as comunidades e o pessoal dos museus, além de promover ferramentas para identificar e superar preconceitos através do que expõem e das histórias que contam.
Os museus são espaços de conhecimento e preservação da cultura e história dos povos. Exibindo obras de acordo com temáticas, relevância artística e valor histórico, os museus festejam a evolução dos homens no tempo e no espaço e propõem uma reflexão acerca do nosso papel na história.
Para comemorar o Dia Internacional dos Museus, desafiamos-te a uma visita virtual cheia de aventuras e conhecimento por museus de todo o Mundo. Se preferires poderás fazer uma visita real aos museus portugueses, pois a partir de hoje, dia 18 de maio, e após 2 meses de encerramento, abrem finalmente as suas portas ao público.
Desfruta!
Fazemos uma homenagem a uma das principais personalidades da arqueologia, egiptologia e museologia do Mundo, Jean François Champollion, para muitos, o pai da egiptologia. Conhece-o melhor aqui.
Visita o Museu Champollion instalado na casa onde nasceu, em Figeac, França.
Sem comentários:
Enviar um comentário